Entenda mais sobre o método de extração por infusão
Também conhecida como cafeteira de êmbolo, a prensa francesa é uma das formas mais populares de preparar café em casa. A simplicidade e praticidade no manuseio são características bastante apreciadas por quem usa o equipamento no dia a dia. Vamos trazer pra você um guia completo sobre esse método de extração por infusão e filtro em malha metálica.
Origem da Prensa Francesa
Os primeiros designs do que mais tarde viria a ser conhecida como prensa francesa foram patenteados ainda no século 19. Em 1852 foi patenteado um design precursor, e em 1924 uma nova patente foi criada por um francês. Então em 1929, Attilio Calimani patenteou a primeira prensa de café nos Estados Unidos. A partir de então, novos modelos foram sendo criados, mas estrutura básica da prensa francesa permanece a mesma desde então.
O que é a Prensa Francesa: Características, design e funcionalidades
Uma prensa francesa é um dispositivo de preparo de bebidas por infusão que contém um filtro de malha de metal e funciona através de um êmbolo. Mais comumente utilizado para preparar café, a prensa também serve de equipamento para preparar chás.
Abaixo estão as partes que compõem a prensa francesa da Bialleti, para demonstração das peças que compõem o equipamento. Existem diversas marcas de prensas francesas dispoíveis no mercado, como Bodum e Hario.
A prensa é composta por:
- Recipiente de vidro de alta resistência ou borossilicato, que suportam altas temperaturas.
- Suporte envoltório de metal ou outro material resistente: para segurar e apoiar o recipiente onde ocorre a infusão da bebida.
- Tampa com êmbolo e filtro de malha de metal.
Uma vez que o café e a água estão no recipiente, a mistura é deixada em infusão por alguns minutos. O tempo de infusão pode variar dependendo do gosto pessoal – um tempo bom seria em torno de quatro minutos. Depois de terminado o tempo de infusão, o êmbolo é pressionado para baixo, deixando a borra de café no fundo e liberando na parte superior o café extraído.
Filtro de malha de metal
A prensa vem com um filtro de malha de metal incorporado ao êmbolo. Esse filtro retém o café na parte inferior do recipiente, deixando passar apenas a água com o café extraído. Os filtros de malha de metal normalmente não possuem as tramas tão próximas entre si quanto os filtros de papel. Assim, é comum que os filtros de metal deixem passar alguns resíduos de café para a bebida.
Como fica o café feito na prensa francesa?
Existem várias razões pelas quais a prensa francesa é uma escolha popular entre os amantes do café. Seu modo de preparo permite que o café fique mais tempo em contato com a água, fazendo com que os óleos do café sejam extraídos aos poucos. O café preparado na prensa francesa tem um sabor intenso e encorpado. É mais leve que um espresso mas ao mesmo tempo mais encorpado que um coado em filtro de papel.
Qual prensa francesa comprar?
Existem marcas consagradas que produzem prensas francesas que já estão no mercado há bastante tempo e que utilizam matérias-primas de maior qualidade. Existem também prensas francesas mais simples, que podem ser encontradas em lojas de conveniência ou artigos de cozinha. Como saber qual prensa francesa comprar? Os dois tipos são iguais?
Na hora de avaliar se vale a pena investir mais em uma prensa francesa de marca conhecida ou sem marca, vale considerar os seguintes aspectos: durabilidade, filtro de malha de metal, facilidade no deslizamento do êmbolo.
Durabilidade
Atente-se para a qualidade dos materiais utilizados no recipiente, no suporte e na tampa. Normalmente prensas francesas de marcas genéricas são feitos com materiais que podem se desgastar ou quebrar com maior facilidade.
Filtro de malha de metal
Veja se o filtro de malha de metal está em boa qualidade, se não está soltando fios ou com as malhas amassadas.
Facilidade no deslizamento do êmbolo
Faça um teste e veja como o êmbolo desliza ao longo do recipiente. A ideia aqui é verificar se o deslizamento ocorre de forma fluida.
As prensas francesas de marcas consagradas vão ter um preço mais alto devido aos custos de produção, matéria-prima e pela marca em si. Prensas de marcas como Bialleti, Hario ou Bodum normalmente são encontradas no mercado por valores similares aos valores de um Chemex, de uma V60 ou de um Clever.
O que recomendamos são as prensas de marcas consagradas, sendo a da Bialetti a nossa favorita. Feita em material ultra durável, tem toda a construção feita em aço inoxidável e vidro borossilicato. Quem tem uma prensa da Bialetti não se arrepende por sua robustez e durabilidade.
Vale a pena ter uma prensa francesa em casa?
Se você tem um paladar que puxa mais para bebidas encorpadas, a prensa vai entregar a possibilidade de “brincar” com tempos de infusão, tipos de moagem e de grãos e ter uma bebida com bastante personalidade em casa. Para quem adora se aventurar por novos sabores e gosta da possibilidade de testar variáveis para chegar a um bom café a prensa cumpre muito bem o papel. Um café denso e complexo, com corpo e muita presença.
Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 30/10/2023.