A bebida mais consumida pelo brasileiro é versátil por natureza e ocupa diferentes espaços na mente, coração e rotina de cada um.
Versátil por natureza, o café está presente em momentos diversos na vida das pessoas. Pode ser o simples cafezinho de todo dia, mas também pode ser a raiz do sustento de toda uma cadeia de geração de valor. Pode ser um café pra dar um gás antes do treino, mas pode também ser o insumo principal para o empreendedor iniciar um negócio de cafeteria. Dependendo da perspectiva, ele ganha diferentes significados. Em todos os casos, café se trata, na essência, de terra, pessoas, conexão e experiências. O que é café pra você?
Café e Empreendedorismo
Em 2022, o Brasil foi o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Confere aqui o nosso artigo sobre dados sobre Café no Brasil e no Mundo.
O universo empreendedor cafezeiro contempla um número grande de profissionais de diferentes formações. Desde o cultivo até chegar à mesa, diversas pessoas trabalham diariamente ao longo da cadeia.
- Fazendas: na ponta inicial, temos as fazendas: os produtores e cafeicultores. É nelas onde a história do grão se inicia. É onde é feita a preparação da terra, o plantio, o cultivo e controle de pragas, a colheita e geralmente onde se faz o beneficiamento dos grãos.
- Casas de torra ou torrefações: no meio da cadeia, temos os torrefadores. Em muitos casos as Fazendas também torram seus grãos, e em outros casos torrefadores que possuem técnicas e maquinário próprio compram os grãos beneficiados e torram lotes para venda própria.
- Cafeterias ou mercados: por fim, o café chegou até a mesa. Em muitos casos, as cafeterias também possuem um torrador, e assim também podem torrar os grãos que servem a seus clientes. Aqui temos os empreendedores que unem a paixão e gosto pelo café com o serviço e hospitalidade.
O café para quem empreende no mercado não é apenas uma bebida. Ele tem um significado bem maior e representa, em muitos casos, a história familiar e de vida de empreendedores que iniciaram o negócio décadas atrás e hoje levam seus cafés para famílias e negócios Brasil afora. A xícara de café é a tradução do legado cafezeiro do empreendedor, seja o legado da fazenda, o legado da torra ou o legado da cafeteria.
Café como impulsionador de energia e performance
Se de um lado temos aqueles que empreendem com café, nada faria sentido se não existisse do outro lado também quem consome um bom café. O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Para quem pratica esportes, o café é muitas vezes escolhido como o recurso para ganho de energia no pré-treino. Nos últimos anos houve um “boom” dos “supercafés”, misturas pré-prontas que além de café contém outros insumos que prometem dar aquele gás. Em outro artigo vamos explorar mais sobre esse novo mercado que está atrelado a performance, mas mesmo o velho e bom cafezinho passado e coado em casa também é bastante utilizado para o gás antes de malhar.
Atletas, artistas e profissionais de diversas áreas confiam na cafeína para melhorar seu desempenho físico e mental. A cafeína aumenta a resistência, melhora o estado de alerta e pode até mesmo ajudar na recuperação após esforços intensos. Confere aqui as diferentes perspectivas entre café e saúde.
Café no Estudo e Trabalho
Quem nunca recorreu a uma xícara de café enquanto estudava para uma prova importante ou escrevia um trabalho acadêmico? O café tem o poder de melhorar a concentração e o foco, tornando-o um aliado valioso para os estudantes. Nesses casos, café representa foco e concentração.
No ambiente de trabalho, a bebida também é associada a uma pausa necessária para recarregar as energias, aquele momento de respiro – o famoso coffee break. Nele colegas se reúnem para uma conversa informal ou uma breve descontração. Nesses momentos, o café se torna um conector. É aquela desculpa pra aprofundar conexões, se aproximar das pessoas, ter um papo agradável e uma experiência aprazível junto aos colegas.
Uma Memória Afetiva Especial
Dependendo da forma como se usa o café no seu dia a dia, ele terá um significado diferente, mas na essência do café estão a terra, as pessoas, as conexões e as experiências.
É o aroma que nos leva de volta à casa de familiares, onde o cheiro do café recém coado era a primeira coisa que se percebia ao acordar. É a lembrança das conversas calorosas em torno de uma mesa, onde ideias eram compartilhadas e laços eram fortalecidos.
O café é celebração da terra que nutre e carrega o poder de nos impulsionar, energizar, conectar e gerar riqueza para empreendedores, famílias e para o país.
No Brasil, o café é mais do que uma bebida. É parte intrínseca da jornada pessoal e profissional de muitas pessoas. É catalisador de experiências que enriquecem nossas vidas de maneiras que vão muito além do sabor e da cafeína. A essência cafezeira tem tradição e é responsável há muito tempo a nos inspirar e nos conectar conosco mesmos e com o mundo.
Bom cafezão!
Publicado em: 11/10/2023