Conteúdos Métodos

Moedores Trituradores: Guia Completo

moedores trituradores

Para quem busca acima de tudo praticidade

Os moedores trituradores não são os mais recomendados por experts de café. Isso porque, dentre as opções que existem no mercado, os trituradores não são os que entregam as moagens de maior precisão. Mesmo assim, esse tipo de moedor segue sendo muito popular e muito adquirido pelos apreciadores de café. Vamos trazer para você uma visão completa sobre esses modelos de moedor. Vem com a gente e conheça mais sobre os moedores trituradores.

O que são moedores trituradores?

Moedores trituradores são os moedores de café que funcionam bastante parecido com os processadores de alimentos. Necessitam de eletricidade e possuem lâminas que ficam à vista no recipiente onde são inseridos os grãos a serem moídos. Em sua grande maioria, não possuem sistema de regulagem da moagem. Você regula a moagem no olho e no tempo. Ao pulsar o moedor, é necessário observar para aferir o momento certo em que acredita que tem a moagem está do seu gosto.

Quais as vantagens dos moedores trituradores?

A principal vantagem dos moedores trituradores são a praticidade e a velocidade. São extremamente práticos e rápidos e podem moer uma quantidade maior de café do que um moedor manual (confira aqui nosso guia sobre moedores manuais). Em média os moedores trituradores têm uma capacidade de 50g (o dobro da capacidade dos moedores manuais).

São simples de utilizar e bastante intuitivos. Não necessitam de grandes manobras para moer o café. Também são fáceis de limpar e bem compactos.

Os moedores trituradores têm desvantagens?

Os moedores trituradores não são a primeira escolha dos experts de café mas são a primeira escolha de muitos cafezeiros. Como costumamos trazer por aqui, não existe um moedor perfeito. Existe o moedor que se adequa melhor aos seus objetivos.

Se você não abre mão de um café de excelência e de uma moagem de altíssima qualidade, os moedores trituradores não serão a melhor escolha. Essa é a principal desvantagem dos moedores trituradores: a moagem não fica tão homogênea e uniforme como uma moagem feita em um moedor manual ou em um moedor elétrico. Os trituradores entregam um café moído que pode ter alguma diferença de moagem ao final. Para aqueles que buscam uma moagem nível barista, existem outras opções mais adequadas.

Visão geral de prós e contras dos moedores trituradores

Então os moedores trituradores não são os mais indicados por especialistas e mesmo assim são muito comprados. Muitas vezes o que o consumidor busca não é o que o especialista indica. Isso porque, quase sempre, o que você tem como objetivo de uso tem um peso maior em sua decisão. Abaixo trazermos uma visão consolidada sobre os prós e contras dos moedores trituradores.

Prós dos moedores manuais:

  • Praticidade: não há como negar que os moedores trituradores são, de longe, os moedores mais práticos do mercado. Simples assim: são práticos, ponto. Por funcionarem de forma muito similar aos processadores de alimentos, são muito intuitivos.
  • Velocidade: também não há como negar que são rápidos. Além de serem rápidos pelo fato de usarem lâminas e eletricidade, ainda comportam maior quantidade de café quando comparados com os moedores manuais. Com os trituradores é possível fazer uma quantidade de café que dá para um café da manhã da sua família de 3 ou 5 pessoas.
  • Compactos: são compactos quando comparados com os moedores elétricos (confira aqui nosso guia sobre moedores elétricos), ocupando pouquíssimo espaço em sua cozinha.
  • Preço: possuem preços menores em relação aos moedores elétricos e a algumas opções de moedores manuais.

Contras dos moedores manuais:

  • Precisão da moagem: é importante dizer que, independente de qual moedor você escolha, apenas o fato de você moer o café em casa já vai aumentar e muito a qualidade do seu café. O café moído na hora é um café que traz para a bebida os aromas e notas muito mais frescos. Isso por si só já eleva sua experiência cafeinada. Mesmo assim, também é importante ressaltar que a qualidade (homogeneidade, uniformidade e precisão) da moagem do café tirado em um moedor triturador não é igual a de um moedor manual ou de um moedor elétrico. Os moedores manuais e elétricos possuem sistemas de regulagem de moagem que conferem muito mais precisão à moagem, possibilitando que você possa replicar a receita muitas vezes com a mesma moagem.

Quais são os melhores moedores trituradores do mercado?

Buscamos sempre trazer para você equipamentos que testamos ou que utilizamos, com o objetivo de difundir o consumo de cafés de qualidade de forma a trazer opiniões honestas. Assim, recomendamos apenas aqueles produtos que de fato acreditamos serem úteis com foco principalmente em custo-benefício.

No caso dos moedores trituradores, recomendamos dois modelos. O moedor de café da Hamilton Beach e o moedor de café da Oster. 

Moedor Hamilton Beach

O modelo da Hamilton Beach é um modelo que podemos dizer que é superior aos outros moedores do mercado, pois tem uma função que vao além do moedo triturador comum. Este aparelho conta com um regulador de moagem que possibilita a tiragem de moagem grossa, média e fina.

É melhor que uma moagem manual ou a de um moedor elétrico que possui inúmeros níveis de moagem? Não, não vai entregar diversas níveis de moagem, mas pelo menos vai entregar 3 níveis diferentes de moagem, o que já o coloca acima de outros moedores elétricos. Além dessa função que não está presente em outros moedores trituradores, o moedor da Hamilton Beach também tem um design elegante. Compacto, bonito e prático como um bom triturador, é nossa recomendação para esse modelo de moedor.

Moedor Oster

O moedor triturador da Oster também é um ótima opção. Ele não possui opções de regulagem da moagem como o moedor da Hamilton Beach, mas compre muito bem a função a que se propõe.

Possui um corpo revestido de aço inox que é bastante estético e bonito e entrega uma moagem de qualidade boa. O pulsador fica na parte superior do aparelho e ele é bastante durável. Tem uma boa construção e é fácil de limpar e higienizar. 

Vale a pena investir em um moedor triturador?

Em matéria de moedores, antes de fazer a sua compra, pense em qual será o seu objetivo. O que você está buscando? É o ritual ou é a praticidade? É a moagem perfeita? Ou é a velocidade e um preço mais em conta? Leve em consideração esses fatores para tomar a melhor decisão.

Os moedores trituradores são a escolha ideal para quem valoriza, acima de qualquer outro atributo, rapidez e praticidade. Esses moedores têm uma capacidade superior aos moedores manuais e atendem bem àqueles que precisam fazer café para uma quantidade média de pessoas (por exemplo para um café da manhã ou café da tarde em família). São rápidos, simples de usar e compactos para armazenar. Além disso, têm preços menores se comparados aos moedores elétricos ou a algumas opções de moedores manuais.

Se você se encaixa nesse perfil, os trituradores vão te atender muito bem. Se não, confira nossos outros artigos sobre moedores para entender tudo e tomar a melhor decisão. 

Bom cafezão!

ENCONTRE SEU CAFÉ