Conteúdos Métodos

Moedores Manuais: Guia Completo

moedores manuais

Ideais para quem valoriza o ritual, os moedores manuais nunca sairão da prateleira do bom cafezeiro

Os moedores manuais são muito buscados pelos apreciadores de café por alguns motivos: são fáceis de usar, entregam uma ótima qualidade de moagem e são portáteis. Por outro lado, podem não ser a melhor opção dependendo do seu objetivo de uso. A seguir vamos trazer pra você um guia completo para entender todas as características dos moedores manuais, suas vantagens e desvantagens

O que são moedores manuais?

Moedores manuais são aqueles que não utilizam eletricidade e não precisam de bateria para moer o grão de café. São moedores feitos para que nós mesmos, ao rosquearmos os equipamento, produzamos o cafezão moído. E por que isso importa? Importa principalmente para aqueles que valorizam o ritual e não abrem mão de qualidade. A experiência de fazer café começa desde a moagem e para muitas pessoas transformar o café em grãos em café moído já é o começo do preparo do café.

Esses tipos de moedores possuem um corpo cilíndrico, espaço interno para inserção dos grãos e sistema de regulagem da moagem para entregar moagem grossa, média ou fina com diferentes subníveis –  para diversos tipos de extração, como coado ou espresso e variações na receita. 

Quais as vantagens dos moedores manuais?

Os moedores manuais são referência em moagem de cafés pelo ritual que proporcionam. São fáceis de utilizar e bastante intuitivos, além de serem sustentáveis e não utilizarem eletricidade.

Para além desses pontos, esses equipamentos possuem sistema de regulagem, que faz com que a precisão seja maior do que cafés moídos em moedores trituradores (confira aqui o guia sobre moedores trituradores). Entregam diferentes níveis de moagem para diferentes tipos de extração, como uma moagem média-grossa para um bom coado e uma moagem mais fina para um café espresso.

Outro fator interessante dos moedores manuais é sua portabilidade. Por serem pequenos e compactos e não precisarem de eletricidade, podem ser levados para qualquer lugar – por exemplo para uma viagem ou para uma trilha.

São simples e fáceis de higienizar e bastante duráveis, com peças e construção de alta qualidade.

Os moedores manuais têm desvantagens?

É importante saber para qual objetivo você vai investir em um moedor. Todos os moedores no mercado, sejam eles manuais, trituradores ou elétricos, possuem vantagens e desvantagens dependendo do seu objetivo. Cada tipo de moedor vai ser mais adequado e vai depender de quais atributos você valoriza mais.

Os moedores manuais não são extremamente rápidos e exigem que você mesmo faça o o processo de moagem por alguns segundos, podendo chegar a um minuto de processo até que o café seja moído. Um dos focos está justamente no ritual. Além disso, a capacidade dos moedores manuais é menor – em média 25g. São moedores projetados para entregar quantidade suficiente para uma dose de café (seja ele coado ou espresso). Ou seja, se você vai fazer café para sua família ou para amigos, vai ter que fazer o processo várias vezes até chegar à quantidade de café necessária para fazer um volume maior de café.

Além disso, mesmo possuindo a regulagem mais fina, que é a mais indicada para café espresso, os moedores manuais não são os mais recomendados para esse tipo de extração. Um bom espresso demanda uma moagem fina na medida certa, com toque aveludado. Normalmente para quem café café espresso o mais recomendado seria investir em um moedor elétrico (confira aqui nosso guia sobre moedores elétricos). 

Visão geral de prós e contras dos moedores manuais

Como vimos, a sua escolha depende bastante do tipo de extração que você mais gosta, da experiência de moagem, do volume de café que você pretende produzir e do resultado final que você deseja obter.

Prós dos moedores manuais:

  • Sistema de regulagem de moagem: entregam uma moagem bastante homogênea e uniforme para cada nível de moagem definido, o que resulta em uma qualidade de moagem bastante alta.
  • Compactos e portáteis: são pequenos e pesam em média entre 400g e 500g, além de não necessitarem de eletricidade. São ótimos para viagens.
  • Foco no ritual: moer o café é um ritual para muitas pessoas e nesse caso não há moedor melhor que os moedores manuais.
  • Intuitivos e simples de usar: fáceis e simples de usar, não exigem aprendizados avançados

Contras dos moedores manuais:

  • Pouca capacidade: se você tem que fazer café diariamente para muitas pessoas, existem outras opções de moedores para você.
  • Velocidade: também não são os moedores mais rápidos do mercado.

Quais são os melhores moedores manuais do mercado?

Buscamos sempre trazer para você equipamentos que testamos ou que utilizamos, com o objetivo de difundir o consumo de cafés de qualidade de forma honesta. Assim, recomendamos apenas aqueles produtos que de fato acreditamos serem úteis e principalmente de ótimo custo-benefício.

No caso dos moedores manuais, existem diversas opções disponíveis no mercado. Ao fazer uma pesquisa, você vai encontrar diferentes marcas e diferentes níveis de preço. Levando em consideração principalmente o fator custo-benefício, recomendamos os moedores manuais Timemore C2 ou C3 da Chestnut.

O Timemore, seja no modelo C2 ou no modelo C3, entrega todas as vantagens dos moedores manuais e são muito fáceis de rosquear. O sistema de moagem é de alta qualidade e o resultado do café moído é excelente. Estéticos e bem acabados, entragam qualidade, durabilidade e experiência aprazível no rosqueamento. Dentre as opções existentes no mercado, não possuem preços exorbitantes e são acessíveis. Possuem, assim, um ótimo equilíbrio entre as vantagens e qualidades de moedores manuais e bons preços. 

Vale a pena investir em um moedor manual?

Em matéria de moedores, antes de fazer a sua compra, reflita sobre qual será o seu objetivo. Os moedores manuais são perfeitos para aquela pessoa que adora o ritual de moer o café, que não se importa com o tempo de preparo, que faz doses diárias pequenas e que não abre mão da qualidade da moagem.

Se você se enquadra nesse perfil, caia de cabeça em um moedor manual que você não vai se arrepender. E se você busca outros atributos, como por exemplo rapidez e altos volumes, existem outras opções que podem melhor te atender. Confira outros artigos que produzimos para te guiar no conhecimento de tipos de moedores.

Bom cafezão!

ENCONTRE SEU CAFÉ