Para uma experiência completa de moagem, os moedores elétricos podem ser a melhor escolha
Dentre os modelos de moedores mais adquiridos pelos apreciadores de café estão os moedores elétricos. São moedores com maior capacidade de armazenagem e de processamento e entregam diferentes níveis de moagem para todos os tipos de extração. Por possuem um tamanho maior e também preços mais elevados, são os moedores mais indicados para amantes de café que já iniciaram a jornada de conhecimento adquirindo outros moedores e desejam expandir sua experiência com um moedor doméstico mais completo. Confira com a gente este guia completo sobre moedores elétricos.
O que são moedores elétricos?
Moedores elétricos são moedores que possuem maior capacidade de armazenagem de grãos e que possuem sistema elétrico e laminação especial para diversos níveis de moagem. Geralmente são robustos, maiores e têm funcionalidades que permitem ao usuário nivelar os aspectos de moagem para deixar o pó de café perfeito para a extração.
Quais as vantagens dos moedores elétricos?
Os moedores elétricos possuem diversas vantagens, sendo que mais se ressalta a sua precisão. Nesse quesito, entregam moagens com granularidade ideal para diferentes tipos de preparo e por terem sistemas de regulagem padronizados possibilitam que você replique receitas com grande facilidade.
Outro ponto importante dos moedores elétricos é o fato de terem alta capacidade de processamento, sendo interessante para pessoas que passam café para quantidades maiores de pessoas.
Por fim, são os moedores mais indicados para quem busca preparar um bom espresso. Por terem alta capacidade de precisão e granularidade, existem modelos de moedores elétricos que entregam a moagem ideal para esse tipo de extração. Café espresso necessita, essencialmente, de uma moagem fina porem não extremamente fina. Uma moagem aveludada que permite a extração perfeita dos aromas e notas e que permite a formação da crema aveludada característica do espresso. Nesse quesito, os moedores elétricos são os que estão mais habilitados para gerar o pó de café ideal.
Os moedores elétricos têm desvantagens?
Moedores elétricos normalmente possuem preços mais elevados. Isso não seria, necessariamente, uma desvantagem, já que quem busca moedores de alto nível de precisão e qualidade normalmente já está trilhando um caminho mais avançado de conhecimentos e experiências cafezeiras. Os preços mais altos decorrem do fato de esses moedores serem quase profissionais. Possuem alta capacidade e entregam elevada precisão, além de terem toda uma construção robusta.
Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de não serem tão compactos e portáteis. São moedores feitos e projetados para ficaram na bancada e ocupam um certo espaço.
Visão geral de prós e contras dos moedores elétricos
São os moedores mais indicados por sua precisão mas podem ser também os mais caros e menos versáteis para transporte. A seguir fazemos um consolidado dos prós e contras dos moedores elétricos.
Prós dos moedores elétricos:
- Precisão e qualidade: entregam moagens perfeitas para diferentes tipos de extração, seja um coado ou um espresso e suas variações de receita. Possuem diversos níveis de regulagem, permitindo que você vá testando diferentes granularidades até chegar ao ponto ideal ao seu paladar. Possuem sistemas padronizados, permitindo que as receitas cafeinadas sejam facilmente replicadas. São moedores dignos de home baristas, especialistas e profissionais.
- Robustez: são altamente robustos e duráveis.
- Capacidade e rapidez para maiores volumes: têm capacidade para entregar quantidades maiores de pó de café do que os moedores manuais ou moedores trituradores, sendo ideais para pessoas que diariamente preparam volumes mais altos de café.
- Fáceis de usar: são fáceis e simples de utilizar e não requerem conhecimentos avançados.
Contras dos moedores elétricos:
- Preço: possuem preços mais elevados do que os moedores manuais ou moedores trituradores.
- Menor portabilidade: não são os moedores mais portáteis do mercado.
Quais são os melhores moedores elétricos do mercado?
Buscamos sempre trazer para você equipamentos que testamos ou que utilizamos, com o objetivo de difundir o consumo de cafés de qualidade de forma honesta. Assim, recomendamos apenas aqueles produtos que de fato acreditamos serem úteis e que tenham, principalmente, o melhor custo-benefício em nossa opinião.
No caso dos moedores elétricos, nossa recomendação para você que deseja adquirir um moedor elétrico para uso doméstico é o moedor de café da Tramontina by Breville Express em Aço Inox. Esse modelo de moedor é utilizado há bastante tempo por apreciadores de café e entrega moagens excelentes. Em matéria de qualidade, não deixa a desejar para moedores elétricos profissionais. Possui corpo em aço inox, o que confere alta durabilidade e também estética ao aparelho. Sua capacidade é de 450g de grão em seu funil e configurações para nível e tempo de moagem.
Vale a pena investir em um moedor elétrico?
Em matéria de moedores, antes de fazer a sua compra, pense em qual será o seu objetivo. O que você está buscando? É o ritual ou é a praticidade? É a moagem perfeita? Ou é a velocidade e um preço mais em conta? Está com disponibilidade financeira para investir mais em um moedor top de linha? Leve em consideração esses fatores para tomar a melhor decisão.
Os moedores elétricos são ideais para quem já iniciou a jornada com cafés em casa e busca aprimorar ainda mais sua experiência, expandindo para além de coados de qualidade para também expressos de qualidade. São também indicados para quem possui maior disponibilidade financeira e produz quantidades e volumes maiores de café todo dia. Se você se encaixa em algum desses perfis, não vai se arrepender de investir em um moedorzão elétrico e ter em casa esse aparelho pra chamar de seu.
Caso não se encaixe nesse perfil, confira o nosso guia sobre moedores manuais e nosso guia sobre moedores trituradores. Você com certeza vai encontrar o modelo de moedor ideal para chamar de seu.
Bom cafezão!