Conteúdos Métodos

Como fazer um bom café em casa

como fazer café em casa

Fazer um café de qualidade em casa pode parecer um desafio para iniciantes na arte de fazer um bom cafezão, mas com as técnicas e os equipamentos certos, é possível obter uma bebida deliciosa e equilibrada

É comum que vejamos na internet e em redes sociais uma série de dicas que, juntas, podem mais nos afastar do que nos aproximar da jornada de conhecimento sobre cafés. Existem regras para se preparar um bom café? Pode tomar café com açúcar ou essa prática é considerada heresia? No que focar para poder preparar um bom café em casa de forma simples para quem é iniciante? 

Vamos trazer aqui algumas dicas simples que já vão elevar bastante a qualidade do café que você faz em casa. 

  1. Use água de qualidade: o café é cerca de 98% água. A qualidade da água que você usa é fundamental para obter um bom café. Use água filtrada ou mineral para obter melhores resultados. Tente não usar água da torneira. Não é que o café vai ter o gosto completamente mudado se você fizer café com água de torneira. É apenas que a água filtrada ou mineral, livre de impurezas, vai ajudar fazendo com que o que se sobressaia sejam as notas dos grãos de café que está utilizando. 
  2. Escolha grãos frescos e de qualidade: a qualidade dos grãos de café é provavelmente um dos fatores mais  importantes para obter um belo cafezão. Opte por grãos de torra fresca e de qualidade superior para um sabor mais complexo, com sabores, aromas e notas características da variedade em questão. 
  3. Moa os grãos frescos e armazene-os em recipiente hermético: opte por usar um moedor de grãos em lugar de comprar os grãos já moídos. A moagem fresca é uma prática simples que traz bastante benefício na preparação de um café. Grãos moídos há semanas (ou até mesmo meses) vão aos poucos liberando seus aromas e notas no ar (pela simples volatilidade das substâncias e óleos contidos no café), fazendo com que o café perca parte de suas características nesse processo. Armazene os grãos em recipiente hermético, livre de contato com ar. 
  4. Dosagem: a quantidade de café usada na preparação também ajuda. Normalmente a proporção de 1:10 rende um bom café. A cada 1g de café, 10g (ml) de água. Facilitando, se você colocar 4 colheres de sopa de café para cada 200ml de água, vai dar bom. Quem é coffee lover de carteirinha ou barista caseiro opta por utilizar uma balança de cozinha para pesar a quantidade exata dos grãos e de água antes de preparar o café, porém para quem está iniciando não é necessário ser tão preciso. Apenas se atentando para uma proporção que esteja em torno de 1 para 10 já é possível fazer com que o resultado do café seja muito bom. 
  5. Controle o tempo e a temperatura: para obter um café de qualidade, é importante controlar a temperatura e o tempo de preparo. A temperatura da água deve estar acima de 90 graus Celsius porém abaixo de 100 graus Celsius, temperatura de fervura da água. Temperaturas muito altas acabam provocando um aquecimento excessivo dos café moído, o que pode resultar em um amargor extra que não tem a ver com a característica ou notas dos grãos, mas sim do fato de o café estar meio “queimado”. 
  6. Limpeza adequada dos equipamentos: limpe seus equipamento regularmente. Seja ele a cafeteira espresso, seu porta filtro de coado, seu moedor. 
Essas não são dicas dadas para especialistas de café ou baristas, mas sim para facilitar a vida daqueles que buscam preparar um bom café em casa porém ainda não estão dispostos a encarar muita complexidade para tal. 
 
Com esses 6 pontos, você já consegue fazer um belo cafezão em casa sem investir em equipamentos caros ou processos elaborados. Faz seu cafezão em casa e conta pra gente como foi a experiência!

Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 12/10/2023. 

ENCONTRE SEU CAFÉ