Entenda tudo sobre o método que une percolação e infusão
Menos conhecido pelo grande público, esse método teve origem nos anos 2000 e atrai cada vez mais pessoas por ser simples, intuitivo e entregar um belo cafezão. Conheça tudo sobre o Clever neste guia completo que preparamos.
Origem do Clever Dripper
O Clever é um método de extração de café e design patenteados pela empresa Handy Brew. A empresa Taiwanesa é especializada em desenvolver produtos com design e funcionalidades voltadas a infusão de chás e cafés e em 2008 criou o sistema de extração que patenteou como Clever.
Clever na língua inglesa significa esperto, inteligente, sagaz – que de fato cai bem para descrever o que é esse método. Unificando as vantagens da percolação (método filtrado) e da infusão (como na prensa francesa), o Clever prepara um café que carrega características sensoriais de ambos.
O que é o Clever: características, design e funcionalidades
Numa primeira olhada, o design do Clever lembra bastante os métodos de extração de café coado que unem porta-filtro e filtro de papel. Mas ao analisarmos melhor, vamos uma diferença importante que faz desse método algo único.
Design, funcionalidade e usabilidade
O diferencial do Clever é o seu sistema shut-off de extração. Nele, o gotejamento da água é interrompido quando o equipamento é suspenso – sendo acionado novamente apenas quando ele é colocado em uma superfície menor que o tamanho total da sua boca inferior. Basicamente o que ocorre é que o Clever possui uma válvula acoplada ao fundo do equipamento, fazendo com que ela seja acionada e aberta apenas quando colocada em cima do copo ou xícara.
Acima é possível ver os dois lados do sistema shut off. Na parte externa, o êmbolo que fica em contato direto com a superfície onde será feita a extração (copo, jarra ou xícara). Na parte interna, a válvula que, ao ser impulsionada para cima, entra em contato com o filtro. Ao mesmo tempo em que utiliza filtro na hora da extração, por conter o sistema shut-off o Clever se torna também um método de infusão. Assim, unifica em apenas um equipamento as vantagens e características de ambos os métodos, dando liberdade para que o barista ou coffee lover “brinque” com as proporções, tempo de infusão e tipos de moagem do café.
É um dos métodos mais simples de preparo de café, sendo bastante intuitivo seu uso. Sua higienização também é fácil e o equipamento precisa apenas da compra adicional de filtros de papel.
O design do Clever também agrada aos olhos. Bonito e moderno, cai bem e eleva a experiência de preparar um bom café em casa ou servir para amigos e familiares.
Material
O Clever é fabricado em acrílico, conferindo a ele durabilidade e praticidade. Não quebra com facilidade e ao mesmo tempo possui rigidez para durar anos. Ao mesmo tempo, por possuir a válvula shut-off, é um produto que exige cuidados. Não é um porta-filtro comum de acrílico que pode ficar em qualquer gaveta. Precisa ser armazenado com cuidado para que não sejam causados danos à válvula. É importante um bom armazenamento e cuidado, evitando quedas ou batidas para conservar bem o equipamento.
Tamanhos
A Clever pode ser encontrada em 2 tamanhos: 300ml e 500ml. Para quem mora sozinho ou faz café apenas para si, o de 300ml funciona bem. Para quantidades maiores de café, o de 500ml tem capacidade para fazer até 4 xícaras.
O que vem no kit do Clever
O kit do Clever contém:
- 1 porta-filtro Clever em acrílico
- 1 tampa
- 1 vasilhame de suporte do Clever
- 100 filtros da marca Clever
Filtro
O kit do Clever vem com 100 filtros da marca, que encaixam perfeitamente no equipamento. Quando acabarem os filtros Clever, é possível adquirir novos filtros em lojas especializadas de café.
Uma dica legal é que os filtros Mellita modelo Cafeteira Elétrica servem perfeitamente no Clever. Os de N.2 servem no Clever de 300ml. Os de N.4 servem no Clever de 500ml.
Higienização
A higienização do Clever é bastante simples. Após fazer o café, é necessário apenas retirar o filtro utilizado e passar água corrente abundante em todo o corpo do Clever. Dificilmente ficam resquícios de café, mas caso fiquem, é só passar uma esponja suave com um pouco de detergente. Não é necessário desmontar nada do equipamento, deixando ele apenas secar naturalmente após lavado.
Como fica o café extraído no Clever
O café extraído no Clever é de fato uma mistura entre as características da infusão e da percolação. Quais são essas características?
- Infusão: a vantagem da infusão é o fato de a água quente ficar mais tempo em contato com o pó de café, extraindo lentamente suas notas, aromas e óleos e trazendo densidade e corpo à bebida. Num método 100% infusão (como é o caso da prensa francesa), o resultado é um café mais turvo, recheado de sabores e aromas, bem mais encorpado e com presença de maior oleosidade. A oleosidade presente se deve ao fato de que a prensa francesa não utiliza filtro de papel, mas sim possui um filtro de malha de aço em sua estrutura. A malha de aço não absorve os óleos do café da mesma forma que o filtro de papel faz. Para alguns, a desvantagem da prensa francesa é que sempre ao final vai ficar um pouco de resíduo do pó de café na bebida – ou seja, ela não fica 100% livre de resíduos como nos casos do café filtrado. Mesmo com os cuidados mais elevados, é esperado que ainda acabe sobrando algum resíduo em métodos 100% infusão pois mesmo em moagens mais grossas ainda existem resquícios de café com moagem bem mais fina, que acabam passando pela malha de aço e ficando presentes na bebida final.
- Filtragem com papel: por outro lado, nos métodos de café coado ou filtrado com filtro de papel, o resultado é uma bebida bem mais brilhante, transparente, suave e leve. O filtro de papel retém os óleos do café a bebida fica sem oleosidade. Este método também carrega as notas e aromas dos grãos mas entrega um café menos denso, encorpado e oleoso que nos métodos de infusão, resultando em um café com maior translucidez.
O Clever, então, une características de ambos os métodos: entrega um café encorpado e mais denso, mas por conter o filtro de papel no processo de extração o café não carrega resíduos nem resquícios de pó na bebida. A oleosidade é menor que o do café extraído na prensa francesa, mas pelo fato de o café ficar mais tempo em contato com a água resulta em uma bebida mais densa. É um café com corpo intermediário, sabor e aroma pronunciados e livre de resíduos.
Faixas de preço e custo-benefício
O equipamento tem valores que variam, em média, entre R$ 200,00 e R$ 300,00 – a depender de seu tamanho e da loja onde for comprada.
Por ser durável e ter em sua construção materiais que não quebram se bem conservado, é um produto que ao longo do tempo vai ficando cada vez mais vantajoso e com alto custo-benefício. É importante ressaltar o ponto da importância do cuidado na conservação. A válvula é durável porém não é um produto que pode ser derrubado ou batido.
Vale a pena investir num Clever Dripper?
Para quem aprecia cafés encorpados e gosta de possibilidade de “brincar” com as proporções, tempos de infusão e tipos de moagem (fina, média, grossa), o Clever é uma ótima pedida. Por ser um produto durável, vai ficar com você por anos a fio, sendo muito prática para o dia a dia.
Gostou desse guia? Nos conta o que achou e bom cafezão!
Publicado em 20/10/2023.