Conteúdos Métodos

Cafeteiras espresso manuais: Guia completo

cafeteiras espresso manuais

Espresso de altíssima qualidade na tranquilidade do lar

Muito buscadas por entregarem expressos dignos de cafeteria, as máquinas manuais são queridinhas de baristas domésticos e de quem busca uma experiência cafeinada completa em casa. Vem com a gente conhecer tudo sobre máquinas manuais de espresso.

O que são máquinas manuais de espresso

Máquinas manuais de espresso são as máquinas que quem está manuseando faz quase todo o processo de extração do café, desde moer até tirar a bebida. Para tirar um espresso em cafeteira manual, você mesmo faz a dosagem do café, controla a moagem, compacta o pó de café no filtro com o tamper, acopla o porta-filtro na máquina e tira o espresso.

Diferente das máquinas automáticas ou semiautomáticas, as máquinas manuais possibilitam que você tenha uma experiência de uso mais personalizada, permitindo por exemplo testes de receitas, quantidades e tipos de moagem. Elas também são excelentes para tirar um espresso digno de cafeteria e fazer um bom latte ou para você se aventurar no latte art doméstico.

Diferenciais das máquinas manuais de espresso

As máquinas manuais se diferenciam das máquinas automáticas por permitirem um controle maior sobre o resultado da bebida. Desenvolvidas para trazer para o ambiente doméstico um pouco da experiência profissional de fazer café, esses equipamentos entregam expressos que muitas vezes são iguais ao daquela sua cafeteria preferida.

O que vai diferenciar o resultado final do espresso dependerá muito dos testes e conhecimentos de quem está operando a máquina. 

  • Entregam excelentes espressos, similares aos de cafeteria: as máquinas manuais entregam excelentes expressos, com corpo na medida e crema espessa e aveludada.
  • Possuem vaporizador de leite: possuem vaporizador de leite que possibilitam fazer lattes e praticar latte art.
  • Moedor embutido: muitos modelos já vêm com moedor embutido, o que facilita bastante a preparação do café. Os moedores embutidos permitem que se chegue à moagem ideal para o espresso rapidamente e despejam o pó de café diretamente no filtro, facilitando o preparo.
  • São esteticamente atraentes: além de entregarem um ótimo espresso e permitirem a preparação de outras bebidas cafeinadas, essas máquinas são bastante atraentes e bem construídas. Apresentam boa parte da construção em aço inox, o que traz durabilidade e robustez para as peças.

É fácil manusear e tirar espresso em máquinas manuais?

As máquinas manuais foram desenvolvidas pensando em trazer para o ambiente doméstico a experiência de preparar um café com o toque de ritual que normalmente encontramos em cafeterias.

Não são complexas e não exigem conhecimentos de barista profissional, como é o caso das máquinas profissionais. Treinando, lendo os manuais e realizando testes você consegue aprender a manusear a máquina.

Por outro lado, se você está buscando uma máquina que seja ultra rápida e extremamente simples de usar, elas podem não ser o que você busca. Apesar de não serem complicadas, as máquinas manuais exigem algum nível de vontade e desejo de conhecer mais sobre métodos, tipos de moagem, tipos de café, técnicas para vaporização de leite, entre outros.

Para quem são indicadas as máquinas manuais de espresso?

As máquinas de espresso manuais são indicadas para quem busca ter uma experiência de tirar um espresso de qualidade similar ao de cafeteria em casa e que tem gosto pelo ritual de preparar o café.

Também são ótimas para quem faz espresso latte e adora fazer bebidas cafeinadas com leite vaporizado de alta qualidade em casa. Por fim, são também indicadas para quem busca um equipamento que une qualidade, funcionalidade e estética similar às máquinas profissionais.

Para quem não são indicadas as maquinas manuais de espresso?

As máquinas manuais são excelentes mas podem não ser a melhor opção de compra para quem busca, acima de tudo, praticidade, conveniência e rapidez e não quer fazer o ritual de preparação do café toda vez que quiser tomar um espresso em casa.

Para quem valoriza conveniência, existem opções que vão atender melhor a necessidade. Veja aqui o artigo onde trazemos uma visão geral de máquinas de espresso automáticas e semi-automáticas, que podem se encaixar melhor à sua necessidade caso você valorize mais esses outros atributos.

Qual a melhor máquina manual de espresso?

Prezamos pela qualidade das informações que trazemos para você e apenas indicamos os equipamentos, máquinas ou acessórios que foram por nós testados ou manuzeados, que têm bom apreço por usuários que já compraram e principalmente que apresentam como principal diferencial o custo-benefício.

Existem diferentes máquinas espresso no mercado. São várias opções com diversos níveis de preço. As máquinas de espresso manuais que mais indicamos são: Cafeteira Oster Espresso Perfect Brew Compacta, Express Pro Tramontina by Breville e Oster Xpert Perfect Brew,. Vamos trazer um breve descritivo de cada uma a seguir.

Oster Cafeteira Espresso Perfect Brew Compacta: cafeteira espresso compacta para ambientes menores

Para quem busca uma cafeteira espresso compacta, a Oster Perfect Brew Compacta entrega um espresso muito bom, tem corpo robusto também bastante atraente e cabe bem em uma cozinha ou cantinho de café mais reduzido. Vem com os acessórios necessários para tirar espresso e tem vaporizador de leite, que permite fazer lattes e praticar latte art.

Este modelo não possui moedor embutido e permite fazer 1 espresso por vez. Uma opção muito boa para quem mora sozinho ou quem busca uma cafeteira espresso que entrega uma bebida de ótima qualidade e já tem em casa um moedor de café que tenha regulagem para espresso.

Express Pro Tramontina by Breville: cafeteira consagrada pela qualidade do café

Essa máquina já caiu no gosto de baristas profissionais e domésticos por entregar expressos dignos de cafeteria. São máquinas robustas e têm um design bastante atraente. Feitas em aço inox em boa parte da construção, chamam a atenção pela sua elegância. Além de permitirem a tiragem de um excelente espresso, já tem embutido um moedor e um vaporizador de leite que funciona muito bem e entrega leite vaporizado também no nível similar ao profissional.

Esse modelo possui um preço mais elevado, porém quem compra na maioria das vezes não costuma se arrepender. Mesmo assim, vale chamar atenção que existem casos reportados de pessoas que compraram a máquina e depois de um tempo tiveram problemas de manutenção (por exemplo problemas com o moedor, que parou de funcionar). Muita gente que usa e tem essa máquina adora, mas por ter um preço mais elevado e também existiram avaliações relatando problemas de manutenção, trazemos aqui essa recomendação com essa ressalva. Mesmo assim, acreditamos que sejam casos isolados e que a máquina é excelente. 

Oster Xpert Perfect Brew: cafeteira completa com o melhor custo-benefício

A máquina de espresso doméstica da Oster é um excelente opção para quem quer um produto com várias funções unificadas e com ótimo custo-benefício. A máquina tem construção em inox bastante atraente e vem com todos os acessórios necessários para tirar um belo cafezão. Entrega um excelente espresso, com corpo e crema na medida, aveludada e cremosa.

O resultado do café feito nessa máquina é muito bom e vai atender a quem deseja fazer um belo cafezão espresso em casa para família, amigos ou para ter, por exemplo, no escritório ou consultório para receber clientes e pacientes. São fáceis de manusear e esquentam rapidamente. É uma ótima opção tanto para quem quer apenas conhecer o básico para tirar um espresso quanto para quem quer se aprofundar nos conhecimentos e testar receitas. Possui um vaporizador de leite que te permite fazer um latte de respeito ou praticar latte art.

Por fim, é um produto da Oster, marca reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos aliada a um design moderno e elegante. Entregando funções unificadas, já contendo moedor e vaporizador e contendo todos os acessórios – e aliando a esses fatores o preço que hoje tem no mercado, essa máquina tem um excelente custo-benefício.

Vale a pena investir em uma máquina manual de espresso?

Uma máquina de espresso é uma aliada doméstica para quem gosta muito de espresso e quer ter a experiência em casa. Um espresso na cafeteria custa, em média, R$6,00 – podendo chegar a R$15,00 por exemplo se for feito com uma variedade de café rara ou muito especial.

Colocando na balança, se você ama café espresso vai poder fazer um belo cafezão por um custo por xícara bem menor, o que vai fazendo com que o investimento na máquina se dilua ao longo do tempo.

Para receber visitas e servir um bom café essas máquinas são excelentes. Para testar receitas e se aperfeiçoar na arte de tirar um bom espresso, também são ideais.

Se você se encaixa nesse perfil, vale bastante a pena ter uma máquina manual de espresso em casa.

Conta pra gente se gosta de um bom espresso.

Bom cafezão!

ENCONTRE SEU CAFÉ