Como qualquer bebida em excesso, café demais não vai fazer bem. Em quantidade moderada, pode trazer uma série de benefícios.
O café está presente em muitos momentos do nosso dia a dia. De manhã no desjejum, ao final da tarde com um pouco de leite, no pós-almoço, no encontro de atualização com amigos, numa reunião de trabalho. Com papel de aperitivo, é democrático por natureza e está presente em diversos momentos em que buscamos criar ou nutrir conexões. A cafeína – substância presente no café e conhecida por suas propriedades estimulantes – é cada vez mais buscada pra trazer aquela dose extra de energia, necessária para quando vamos realizar atividades que exigem mais de nós – cognitiva ou fisicamente. Mas afinal, café faz bem ou mal para a saúde?
Em excesso ou em horários muito próximos à hora de dormir pode não ser uma boa ideia
Um estudo publicado na Sleep Medicine Reviews coletou e revisou publicações sobre consumo de café, analisando 24 outros estudos e mostrou que para não alterar padrões de sono, o café deveria ser consumido até 8 horas antes da hora de dormir.
Dadas suas propriedades estimulantes, se consumido em excesso ou pouco tempo antes de dormir segundo o estudo o café realmente pode colaborar para a insônia ou piorar quadros de ansiedade.
Em moderação, pode trazer diversos benefícios
O café é uma bebida que está há muito tempo no nosso cotidiano e que não precisa ser retirada do dia a dia de quem busca saúde. O segredo está em apreciar o cafezinho com moderação e não só como combustível.
Um estudo disponível na Science Direct, também feito a partir da revisão de publicações sobre consumo de café, demonstrou uma série de benefícios:
“O consumo de quantidades moderadas de cafeína (1) aumenta a disponibilidade energética, (2) aumenta o gasto energético diário, (3) diminui a fadiga, (4) diminui a sensação de esforço associada à atividade física, (5) melhora o desempenho físico, (6) melhora o desempenho motor, (7) melhora o desempenho cognitivo, (8) aumenta o estado de alerta, a vigília e os sentimentos de “energia”, (9) diminui a fadiga mental, (10) acelera as reações, (11) aumenta a precisão das reações, (12) aumenta a capacidade de concentração e atenção, (13) melhora a memória de curto prazo, (14) aumenta a capacidade de resolver problemas que requerem raciocínio, (15) aumenta a capacidade de tomar decisões corretas, (16) melhora as capacidades de funcionamento cognitivo e a coordenação neuromuscular e (17) em adultos não grávidas saudáveis é seguro” — em tradução livre
Dr William comenta abaixo um estudo que trata sobre os benefícios do ácido clorogênico, naturalmente presente no café. No vídeo o médico discorre sobre os benefícios da substância, que promove segundo o estudo melhoras no fluxo sanguíneo, no metabolismo, reduz inflamação e traz melhoras na qualidade da flora digestiva, entre outros benefícios.
(Ative as legendas em português no vídeo)
“Em 1991, foi incluída em uma lista de possíveis agentes cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde. Em 2016, foi exonerada, pois pesquisas descobriram que a bebida não estava associada a um risco aumentado de câncer; pelo contrário, houve uma diminuição do risco de certos tipos da doença entre pessoas que bebiam café regularmente. Pesquisas adicionais sugerem que, quando consumido com moderação, o café pode ser considerado uma bebida saudável.
Explica o Dr. Jairo Bouer
Café não faz mal. Café de baixa qualidade sim, pode fazer mal. Se for muito torrado e não tiver um bom controle de qualidade, você pode estar bebendo galhos, folhas, detritos junto com grãos ultra torrados que têm potencial de trazer prejuízos. Café em excesso também sim, faz mal. Tomar um cafezinho para apreciar e curtir um momento de trabalho ou para dar uma energizada antes de um esporte está ótimo, mas viver de café e precisar dele pra conseguir fazer qualquer coisa no dia com certeza não pode fazer bem.
Como tudo em excesso, se tomado em exagero o café pode trazer prejuízos para sua saúde mental, como nos casos em que colabora para a insônia. Se tomado com moderação – e sendo de boa qualidade, estudos mostram que um cafezinho pode fazer muito bem.
Importante ressaltar que esse artigo não substitui a opinião do seu médico, clínico ou nutricionista. Caso tenha alguma dúvida sobre se deve ou não tomar café ou sobre quando tomar seu cafezinho, busque avaliação profissional.
—
Entenda mais acessando:
- The effects of caffeine on subsequent sleep: a systematic review and meta-analysis – Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1087079223000205
- Caffeine: not just a stimulant – Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0899900710002510
- Dr. Jairo Bouer – Café: descubra as formas mais saudáveis de preparo e de consumo – Disponível em: https://doutorjairo.uol.com.br/leia/cafe-descubra-formas-mais-saudaveis-de-preparo-e-consumo/#:~:text=A%20maneira%20mais%20saud%C3%A1vel%20de,incluindo%20pot%C3%A1ssio%2C%20magn%C3%A9sio%20e%20niacina.
- Video Dr. William Li – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m0P7gU4jTOQ – Ative a legenda em português no vídeo para ter a tradução em português
Publicado em 23/06/2023